Segunda, Outubro 23, 2017

Aprendizagem aumentada

A psicóloga social Dolors Reig, em uma entrevista para Bárbara Yuste, para a Universidade Camilo José Cela, fala sobre os pontos principais que foram apresentados na VII Jornada IEA – que aconteceu em Madrid, em 21/04.
 
Muitas alterações ocorreram na sociedade desde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) voltadas às Tecnologias de Aprendizagem e Conhecimento (TAC) e às Tecnologias de Empoderamento e Participação (TEP). O processo de adaptação da educação a todos esses elementos chegou até o que se pode chamar hoje de aprendizagem aumentada, e agora frente ao cenário da WEB 2.0 temos estudantes mais autônomos e conectados permanentemente a uma inteligência coletiva.
A psicóloga social Dolors Reig, em uma entrevista para Bárbara Yuste, para a Universidade Camilo José Cela, fala sobre os pontos principais que foram apresentados na VII Jornada IEA – que aconteceu em Madrid, em 21/04.
Muitas alterações ocorreram na sociedade desde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) voltadas às Tecnologias de Aprendizagem e Conhecimento (TAC) e às Tecnologias de Empoderamento e Participação (TEP). O processo de adaptação da educação a todos esses elementos chegou até o que se pode chamar hoje de aprendizagem aumentada, e agora frente ao cenário da WEB 2.0 temos estudantes mais autônomos e conectados permanentemente a uma inteligência coletiva.
 
Entendendo a internet como uma construção sócio-técnica complexa, existem dois aspectos que trabalham por uma mesma necessidade: pessoas e tecnologias que buscam um processo de ensino-aprendizagem orientado ao máximo para esse novo ambiente de comunicação, aprendizagem e participação. A tecnologia requer dos professores uma nova forma de atuação, novas responsabilidades e funções. E também dos alunos, as mudanças atuais incitam adaptações que os oriente na apropriação dessas tecnologias, mesmo que forma autônoma, porém com consciência dos seus valores.
Para mudar o sistema educacional atual, Dolors Reig propõe a reflexão sobre:
 
• Valores que auxiliem no crescimento dos indivíduos e da sociedade.
• Alfabetização multimídia.
• Aprendizagem apoiada em jogos, contação de histórias e muita criatividade.
• Organização da inteligência coletiva
• Novas ferramentas, metodologias, sistemas de ensino, curadoria de conteúdos, inovação e mudanças.
E como isso afeta as gerações mais antigas? A resposta está na vontade aprender sempre e atualizar-se.
 
Dolors indica um vídeo para quem se interessar mais por esse tema veja aqui.

AVA e-Professor

Assine nossa News

www.eprofessor.com.br

Clique aqui e selecione um banner com link para o eprofessor para colar em seu site ou blog.