Segunda, Outubro 23, 2017

Crowdsourcing? Crowdlearning?

Para falar sobre crowdlearning é preciso explicar o que é crowdsourcing, termo que originou o outro termo.... Comecemos pela Wikipedia, maior manifestação de crowdsourcing de sucesso.... O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. Mas não é só isso... 

Para falar sobre crowdlearning é preciso explicar o que é crowdsourcing, termo que originou o outro termo....

Comecemos pela Wikipedia, maior manifestação de crowdsourcing de sucesso....

O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. Mas não é só isso...

Nós.vc

É uma nova e crescente ferramenta para a inovação. Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projetos, diminuir os custos, além de criar uma relação direta e até uma ligação sentimental com os clientes. Dois bons exemplos de produtos obtidos através do sistema são o sistema operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo. (Wikipedia)

O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para colaborar.

O site Ceschini (consultoria Digital - de onde retirei a imagem) define como:

Crowdsourcing ao pé da letra vem da união de duas palavras do inglês, crowd, que significa multidão e source, que significa fonte, origem, manancial, raiz e na sua melhor tradução para o termo, fonte de informações. É isso! Crowdsourcing é uma fonte de informações oriundas de uma multidão, ou quase isso.(...) Crowdsourcing é, então, quando pessoas que se unem para resolver problemas em conjunto, criar novos produtos, testarem sites, criarem conteúdo, encontrarem soluções e muito mais. E é uma tarefa feita por nós há muito tempo, não é uma novidade da internet, as cooperativas são exemplos de crowdsourcing, e alguns determinados movimentos também. (Ceschini - consultoria em Comunicação e Marketing Digital)

Ok...ok....já entendemos, né? Mas tudo isso para explicar que este post refere-se ao conceito de crowdsourcing aplicado à Educação e Aprendizagem!!! É isso aí... e a Nós.vc - que se autodefine como uma plataforma de crowdlearning, explica:

Crowd é multidão. Learning é aprendizagem. E crowdlearning é um modelo em que pessoas apaixonadas pelos mesmos assuntos aprendem e ensinam lado a lado.

A ideia é maravilhosa, inovadora e disruptiva (palavra da moda!), pois inverte a lógica tradicional do conceito de ensino-aprendizagem, propiciando uma sala de aula expandida! Mas é melhor que vocês mesmos vejam, experimentem e opinem... Se preferirem, acessem diretamente o site: Nós.vc- Encontros Inspiradores.

 

{jcomments on}

AVA e-Professor

Assine nossa News

www.eprofessor.com.br

Clique aqui e selecione um banner com link para o eprofessor para colar em seu site ou blog.