Sábado, Dezembro 16, 2017

Institucional

O eprofessor nasceu de um trabalho de conclusão de curso na primeira turma de pós-graduação em Design de Multimídia da Universidade Anhembi Morumbi em 1999 idealizado pela profa. Elizabeth Fantauzzi e seus amigos, a designer de produto Alessandra Spinelli e o designer digital Laerte Ventura.

Desenvolvido como trabalho final e acompanhado de monografia, o projeto teve como ponto de partida, o resultado da pesquisa que revelou a dificuldade do professor - do ensino básico à pós-graduação - em incorporar o uso de tecnologias na sua prática cotidiana de aulas.

Na época, foram realizadas 100 entrevistas com professores de vários componentes curriculares e segmentos de várias Instituições de Ensino - Pública e Privada, em bairros de classe média/média-alta na zona sul do município de São Paulo, com o objetivo de colher informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores no uso de tecnologias e suas sugestões para que isso acontecesse. Muitos problemas foram apontados pelos professores entrevistados, dentre eles: falta de competência para utilização de computadores, dificuldades de acesso aos laboratórios, ausência de programas de formação para professores e falta de tempo para estudar propostas de aula que envolvessem tecnologia. Frente a esse resultado, o eprofessor apresentava-se como uma alternativa viável para minimizar essas dificuldades relacionadas pelos docentes. Porém, por falta de recursos e equipe para levar adiante o projeto, ele foi engavetado por vários anos.

Atualmente, sob a coordenação das educadoras Profª Me. Clausia Mara Antoneli e Profª Me. Elizabeth Fantauzzi, o eprofessor acredita cada vez mais que o uso de tecnologia pode potencializar a aprendizagem não se restringindo unicamente às instituições educacionais, mas também atendendo as necessidades das grandes empresas. Isso se dá, principalmente,  em relação à atualização de profissionais por meio de oficinas, treinamentos e cursos de formação - presencial ou a distância (mediados ou não pelas tecnologias digitais). Porém, algumas dificuldades na utilização da tecnologia por profissionais que não têm formação na área, ainda persistem, da onde conclui-se que, mesmo passados vários anos, o cenário pouco mudou em relação à implementação das Tecnologias (Digitais) da Informação e Comunicação nos processos educativos, sejam eles de quaisquer naturezas.

O eprofessor acompanhou a evolução deste cenário e cresceu, ampliando seu espectro de atividades, atendendo a empresas e instituições educacionais, sem, portanto perder seu objetivo inicial: a utilização da tecnologia como instrumento de colaboração e interação entre as pessoas, na construção de uma sociedade inclusiva e inteligente.

AVA e-Professor

Assine nossa News

www.eprofessor.com.br

Clique aqui e selecione um banner com link para o eprofessor para colar em seu site ou blog.