Segunda, Outubro 23, 2017

Sala do eprofessor

A escola é, por definição, um espaço de produção, difusão e assimilação de conhecimento. Seu modus operandi refletiu, ao longo da história, as tecnologias disponíveis em cada época. Hoje, impelidos pelos avanços tecnológicos, ingressamos cada vez mais no espaço cibernético, que exige a geração de um novo ambiente escolar e uma nova abordagem deste ambiente.
 
O salto é imenso: o livro, o disco, o filme, a fotografia – suportes tradicionais, elementos do mundo físico –, estão sendo substituídos por bytes, elementos intangíveis que viajam a velocidade da luz. Ou seja, os limites espaços temporais do mundo material vão sendo superados.
 
Paralelamente, os padrões de relacionamento dos atores sociais entre si e os destes com o conhecimento também estão sendo alterados de maneira profunda. Não se trata mais de quem ensina; o eixo se desloca para quem aprende.
 
É fácil compreender: no mundo cibernético, que oferece zilhões de possibilidades de aquisição de conhecimento, é quem quer aprender que determina como, quando e com quem vai aprender. E mais: como vai redistribuir o conhecimento que adquiriu. Em última análise, é esse mecanismo o responsável pela aceleração brutal da difusão de conhecimento no mundo. Poderíamos até lembrar uma frase – não exatamente premonitória, mas sábia – do velho mestre Paulo Freire, escrita na década de 60 do século passado: “Ninguém ensina ninguém. Os homens aprendem entre si, midiatizados pelo mundo”.
 
É esta a questão: entender como o homem está sendo midiatizado nos tempos atuais e transformar essa compreensão em nossas práxis. Como dizem Humberto R. Maturana e Francisco J. Varela em A árvore do conhecimento, “em suma: se a vida é um processo de conhecimento, os seres vivos constroem esse conhecimento não a partir de uma atitude passiva e sim pela interação. Aprendem vivendo e vivem aprendendo. Essa posição, como já vimos, é estranha a quase tudo que nos chega por meio da educação formal”.
 
É exatamente essa a questão que a SALA DOS PROFESSORES quer discutir e disseminar – no sentido mais interativo possível – na sociedade. Participe!

AVA e-Professor

Assine nossa News

www.eprofessor.com.br

Clique aqui e selecione um banner com link para o eprofessor para colar em seu site ou blog.