Segunda, Outubro 23, 2017

ferramentas

Todos os dias ferramentas mais inteligentes são lançadas no mundo web tornando as possibilidades de interação, produção e distribuição de conteúdo cada vez mais simples e atraentes.  Vídeos, arquivos de som, imagens, textos e multimídia podem ser criados pelo professor e por seus alunos, tornando-se mais uma forma inteligente de aprender juntos. Este curso tem como objetivo oferecer condições para que você aprenda a usar as ferramentas web2.0 mais importantes. Além disso, abre um espaço para discussão da sua aplicabilidade no contexto educacional. Acima de tudo, procuramos desenvolver as competências necessárias para pesquisar, descobrir e permanecer sempre atualizado com o que de melhor a tecnologia pode oferecer.
 
Qual delas pode melhorar o aproveitamento dos seus alunos? Como e por quê?

Infografia: o mundo explicado de forma criativa!

A todo momento, na web, recebemos notícias sobre infográficos de tudo quanto é assunto, você já reparou? Mas afinal, o que é infografia? Você sabia que já existe uma biblioteca digital onde você poderá encontrar infograficos diversos? Os infográficos têm sido cada vez mais utilizados devido a sua facilidade de expor as etapas de um processo utilizando desenhos, mapas, cores, enfim recursos gráficos que tornam a visualização e a leitura mais agradáveis e contextualizadas.

HQ - EducAÇÃO em Quadrinhos

onomatopeia
HQ - Educação em Quadrinhos.
Um recurso legal e criativo que os professores e alunos podem utilizar em seus trabalhos são os cartoons! Afinal a imagem é uma das maneiras mais antigas de comunicação, a qual o homem sempre utilizou e até hoje causam grande impacto, mais do que palavras escritas apenas. Não podemos ignorar o fato de que vivemos em uma era onde a tecnologia gráfica e a comunicação visual reinam por toda a parte. Então, porque não aproveitar esse recurso em sala de aula? :)

Mentormob: crie playlists com conteúdos de aprendizagem

O MentorMob é uma espécie de "curador de conteúdos web". Vamos explicar melhor, ele permite compartilhar qualquer conteúdo online, mas o que é mais importante é que esse conteúdo compartilhado é um conteúdo relevante, já filtrado. E você tem a autonomia de criar uma playlist, ou se preferir, um repositório de conteúdos (de diversas mídias), que podem ser online ou off-line.

Trabalhando com as nuvens de tags

Não seria interessante se você pudesse analisar quais os termos mais importantes ou mais frequentes em um documento ou em um conjunto de documentos, comparando-os? Em um site? Blog? E se esse filtro pudesse ser apresentado de forma esteticamente agradável, como nuvens suspensas, com realce em cores e fontes que você mesmo poderia personalizar? Essas são apenas algumas das funções e possibilidades dos geradores de nuvens. Vamos destacar três dessas ferramentas e apresentar as principais características de cada uma, e você poderá escolher qual a melhor para o seu caso.

Glogster

Você conhece o Glogster?
Trata-se de uma ferramenta semelhante a um blog, isto quer dizer que você publica os seus conteúdos, compartilha com as pessoas e recebe comentários sobre eles. Porém um GLOG é um pouco mais poderoso e interessante do que um blog - ele é um hipertexto, na melhor acepção da palavra, pois trata-se de um pôster em que texto, imagem e áudio estão integrados, obrigando o autor a construir uma síntese inteligente da ideia principal.

AVA e-Professor

Assine nossa News

www.eprofessor.com.br

Clique aqui e selecione um banner com link para o eprofessor para colar em seu site ou blog.