Sábado, Dezembro 16, 2017

ferramentas

Infografia: o mundo explicado de forma criativa!

A todo momento, na web, recebemos notícias sobre infográficos de tudo quanto é assunto, você já reparou? Mas afinal, o que é infografia? Você sabia que já existe uma biblioteca digital onde você poderá encontrar infograficos diversos? Os infográficos têm sido cada vez mais utilizados devido a sua facilidade de expor as etapas de um processo utilizando desenhos, mapas, cores, enfim recursos gráficos que tornam a visualização e a leitura mais agradáveis e contextualizadas.
Segundo nossa Wikipédia, “Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto”. Não é novidade que o ser humano é um ser visual, e mais do que nunca atualmente vivemos em um mundo onde pessoas criativas têm desenvolvido maneiras mais fáceis, divertidas e interessantes de divulgar informações, não só na indústria da propaganda, mas na indústria da comunicação em geral.
Os infográficos não são característica apenas de artigos na web, muitas revistas e livros já trazem esse recurso e você provavelmente já reparou neles e pensou: “Hum, que desenho legal, ficou bem mais fácil entender tal assunto...”. Lembra-se de Leonardo da Vinci? Pois então, ele já havia criado um infográfico grande complexidade para explicar o estudo sobre embriões humanos, isso em 1513. Ele recorreu a esse recurso para que não fosse mais ignorado por estudiosos da época, já que Leonardo não dominava o latim nem a matemática.
 
Comunicar, por exemplo, o funcionamento da produção do etanol parece algo meio complicado, não? Veja o exemplo de infográfico abaixo:
A imagem é da revista Mundo Estranho, as letras estão pequenas, mas o que queremos que você note é que com os desenhos ficou fácil identificar as dez etapas na produção do etanol. Se essas etapas fossem explicadas apenas em um texto, ficaria mais teórico e complicado, principalmente se o leitor não for um especialista.
O Instituto Claro fez um infográfico sobre como descartar o lixo eletrônico, e ficou bem legal! Veja aqui. Abaixo temos um que explica a história da internet, feito pelo site Tecmundo:
alt
Esse é um recurso poderoso nas mãos dos professores e estudantes, é possível realizar projetos e trabalhos escolares mais interessantes onde os alunos irão precisar desenvolver o raciocínio e a lógica para entender as etapas que envolvem processos diversos.
Abaixo temos um vídeo, da Editora Abril, dando dicas interessantes de como montar um infográfico:
 
Esse tipo de recurso pode enriquecer as suas apresentações em slides, por exemplo, mas é claro que se você tem habilidade em desenho ou softwares gráficos, poderá criar infográficos com facilidade e sofisticação. Mas se você não sabe trabalhar com esses programas, precisa seguir um pequeno roteiro e criar algo mais simples, seguindo como base outros infográficos para servirem de modelo, acesse a Infographics Archive, uma biblioteca digital de infográficos.
Foi pensando em quem não trabalha com artes gráficas que o Easel.ly foi desenvolvido. Bem agora que temos o conhecimento e a ferramenta, precisamos planejar. Antes de começar a trabalhar siga o roteiro básico:
1.Identifique o tema e quais seriam os principais elementos visuais do infográfico;
2.Descreva a sequência de acontecimentos do infográfico, como um mapa;
3.Elabore os textos que devem acompanhar as imagens, de maneira objetiva e clara;
4.Colete referências visuais para exemplificar as etapas presentes no infográfico, imagens, fotos, desenhos, ícones etc;
5.Faça uma revisão e verifique se alguma etapa ou informação importante ficou de fora.
 
Leia mais no blog de Cristiano Siqueira, "10 ferramentas livres para infográficos".
 
Bom trabalho! :)

 

 

 

AVA e-Professor

Assine nossa News

www.eprofessor.com.br

Clique aqui e selecione um banner com link para o eprofessor para colar em seu site ou blog.