Quinta, Agosto 17, 2017

ferramentas

Podcast

Provavelmente você já ouviu falar de podcasts, mas de onde veio esse termo e o que ele é exatamente? Como ele pode ser útil para o aprendizado? Vamos ver. Podcast é um termo nascido das palavras iPod (aparelho de MP3 da Apple) e broadcast, que significa transmissão via rádio. Apesar de já ter sido explorado nas salas de aula, o PODCAST ainda tem bastante potencial para utilização junto aos alunos, principalmente no que se refere à construção de boas narrativas, roteiros e story telling.

Provavelmente você já ouviu falar de poscasts, mas de onde veio esse termo e o que ele é exatamente? Como ele pode ser útil para o aprendizado? Vamos ver. Podcast é um termo nascido das palavras iPod (aparelho de MP3 da Apple) e broadcast, que significa transmissão via rádio.

Criado em 2004 por Adam Curry, os podcasts (ou podcasting) são como um programa de rádio gravado, arquivos de áudio transmitidos via internet e que podem ouvidos também em MP3. É possível que os internautas interajam com outros ouvintes/internautas, assim como acontece em um blog, podem sugerir arquivos, links e trocar comentários. A palavra que determina esta nova tecnologia surgiu da fusão de iPod (toca-MP3 da Apple) e broadcast (transmissão via rádio).

E porque o podcast é tão interessante? Porque o usuário poderá ouvir o que quiser na hora que quiser, não precisa ouvir apenas o que for transmitido ao vivo. Os podcasts possuem vários assuntos diferentes, e esses arquivos poderão ser trocados, armazenados e colecionados, reunindo diversas características que os tornam tão práticos, populares e democratizadores do acesso e distribuição de conteúdos de áudio no mundo das tecnologias de informação. É comum que sites e blogs mantenham sempre atualizados uma lista de podcasts sobre vários assuntos: reportagens, músicas, entrevistas, programas de rádio, palestras, conferências, aulas etc.

Para ouvir os arquivos e para que sejam atualizados automaticamente é necessário instalar um agregador de informação no seu computador, alguns deles são: iTunes (gratuito, da Apple), Juice Receiver 2.2 (antigo iPodder), Winamp e Primetime Podcast Receiver, PodOmatic.

Também é fácil montar seu próprio podcast, basta ter um computador com microfone, um bom programa para gravação e edição de áudio e espaço para hospedagem de MP3.

A utilização do Podcast em educação pode trazer imensas vantagens para a educação entre as quais podemos destacar, conforme a pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, "PODCAST EM EDUCAÇÃO: UM CONTRIBUTO PARA O ESTADO DA ARTE".

a) O maior interesse na aprendizagem dos conteúdos devido a uma nova modalidade de ensino introduzida na sala de aula;

b) É um recurso que ajuda nos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos visto que os mesmos podem escutar inúmeras vezes um mesmo episódio a fim de melhor compreenderem o conteúdo abordado;

c) A possibilidade da aprendizagem tanto dentro como fora da escola;

d) Se os alunos forem estimulados a gravar episódios aprendem muito mais, pois terão maior preocupação em preparar um bom texto e disponibilizar um material correto e coerente para os colegas;

e) Falar e ouvir constitui uma atividade de aprendizagem muito mais significativa do que o simples ato de ler.

Cada vez mais os professores têm utilizado essa tecnologia alternativa para montar aulas e disponibilizá-las para seus alunos como complemento no ensino a distância (e-learning) ou até mesmo no ensino presencial.

 









AVA e-Professor

Assine nossa News

www.eprofessor.com.br

Clique aqui e selecione um banner com link para o eprofessor para colar em seu site ou blog.